Na busca para recuperar pontos perdidos em casa, a Konami vem melhorando seu "Pro Evolution Soccer" ano a ano, mas a edição de 2011 (a mais recente ate agora) ainda não conseguiu recuperar o prestígio que a série tanto gozava em seus áureos tempos de PSone e PlayStation 2.
Agora, mais um campeonato pela briga do melhor futebol virtual está prestes a se iniciar e, para chamar a atenção de seus torcedores, a Konami anuncia uma série de mudanças para "Pro Evolution Soccer 2012", que está previsto para o fim do ao em versões principais para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, além de jogos desenvolvidos especificamente para Wii e PSP.
Confira abaixo cinco promessas da equipe de desenvolvimento do jogo principal, encabeçada pelo produtor japonês Shingo "Seabass" Takatsuka. De quebra, confira as nossas opiniões do que pode dar certo (e também o que pode dar errado):
Um dos aspectos mais interessantes de "Pro Evolution Soccer" é a constante evolução dos jogadores controlados pela inteligência artificial. Em 2012, haverá uma integração ainda maior que será sentida não apenas nos adversários, mas nos próprios companheiros de equipe.
Pode dar certo: Novidades como as funcionalidades "Zonal Marking" e "Zonal Defense" tendem a diminuir os espaços dos atacantes adversários. Além disso, os meias e atacantes parecem mais espertos ao procurar espaços vazios do campo através das táticas "Diagonal Runs" e "Dummy Runs". Isso pode melhorar uma das falhas mais irritantes dos jogos anteriores, em que nem sempre o passe ia para o lugar (e jogador) desejado pelo armador da jogada.
Outra novidade é a possibilidade dos atletas da I.A. "perceberem" as possíveis jogadas ofensivas de sua equipe, procurando os melhores espaços para receber o toque ou até "enganar" o marcador o levando para as laterais e abrindo espaço para os dribles do condutor da bola.
Pode dar errado: Ainda não sabemos ao certo quem será o vencedor nessa briga entre defensores e atacantes mais inteligentes, mas esperamos que isso não prenda demais a partida no meio de campo e descaracterize um dos pontos mais altos da série, o ataque e as jogadas ofensivas.
Destaque de "Pro Evolution Soccer 2011", a narração de Silvio Luiz e Mauro Beting está confirmada também em 2012. Com ela, inesquecíveis jargões como "Olho no lance!", "vai balançar o esqueleto do lado de lá" e "Confira comigo no replay" prometem divertir os jogadores mesmo nos momentos mais tensos da partida.
Pode dar certo: Com seus inesquecíveis jargões, Silvio Luiz emprestou sua personalidade descontraída à versão nacional, que segue os passos da japonesa com sua bem humorada transmissão de jogo criada por Jon Kabira. E de fato, é muito divertido passar horas jogando ouvindo as palhaçadas de um dos mais populares locutores esportivos de todos os tempos.
Pode dar Errado: Apesar de divertida, a narração em 2011 ainda era repleta de falas sem sincronismo e expressões repetitivas. Além disso, Silvio Luiz pareceu bem adaptado à função de "dublador", ao contrário de Mauro Beting, que apesar de ser um belo profissional do meio esportivo, não estava tão à vontade no jogo, atrapalhando um pouco a ideia de uma "transmissão fiel" proposta pela Konami.
O melhor de "FIFA" nos últimos anos é a sua mecânica mais focada para a simulação. Nesse ponto, "Pro Evolution Soccer 2012" promete surpreender o rival com mudanças pontuais para equiparar e até superá-lo.
ADEUS ROBÔS?
A Konami promete que as animações dos jogadores serão aprimoradas. Segundo os produtores, será possível notar até a movimentação de musculatura, além de feições do rosto ainda mais impressionantes. Apesar das promessas, a atual demonstração do jogo ainda mostra movimentos robóticos dos atletas, principalmente nas arrancadas com a bola. A torcida agora é que a Konami reveja esses detalhes.
Pode dar certo: Ao anunciar o "Off the Ball Controls", o novo futebol da Konami pretende dar ao jogador o controle total sobre o seu time, incluindo também os atletas que não estão com a bola.
Dessa forma, o jogador que estiver com a posse da bola pode, com o simples toque no analógico da direita, controlar o atleta mais próximo e posicioná-lo da melhor forma para receber o passe e fazer tabelinhas rumo ao gol. É uma adição incrível à mecânica até então nunca antes explorada por nenhuma série de futebol, e que tem tudo para se tornar referência em futuros jogos do gênero.
Pode dar errado: Equilibrar a mecânica a ponto de oferecer inovações sem desagradar os fanáticos por "Pro Evolution Soccer" é uma tarefa ingrata para a Konami. Na busca de uma nova identidade para o jogo, o que mais tememos é que o jogo se perca completamente de suas raízes e se torne algo muito diferente do que o consagrou no passado: controles simples e intuitivos, bom controle sobre os jogadores com a bola e diversão incomparável.
Ok. Sabemos que simulação é uma palavra muito mais próxima de "FIFA" do que de "PES" e esse é um dos pontos mais críticos entre os insatisfeitos com a série da Konami. Para sanar esse problema, a produtora promete reduzir a tão (mal) falada velocidade do jogo.
Pode dar certo: Reduzir a velocidade não é somente possível, mas essencial para melhorar o prestígio juntos aos fãs de simulação. A mecânica de "Pro Evolution Soccer" parece parada nos tempos de PlayStation 2 e ano a ano, o que vemos são jogadores velocistas e incansáveis. Os primeiros testes realizados por UOL Jogos atestam que nesse ponto, ao menos, o jogo está melhorando. Com um ritmo mais cadenciado, os jogos fluem de maneira mais natural aos olhos de quem está acostumado a assistir jogos de futebol pela TV.
Pode dar errado: Apesar de diminuírem a velocidade geral do jogo, os produtores de "PES" tem o hábito de aumentar exageradamente a velocidade idependente de jogadores mais consagrados, como Lionel Messi. Esse desequilíbrio descomunal entre alguns atletas pode colocar por terra qualquer intenção da Konami em cadenciar mais as partidas.
Mais uma vez, a principal competição interclubes da América estará presente no jogo. Recentemente, a Konami confirmou que todos os times participantes da competição (incluindo os times que caíram na Pré-Libertadores, como o Corinthians) estarão presentes no game.
PELADA ONLINE
Seabass sabe que o modo de edição de "Pro Evolution Soccer" é muito mais complexo e interessante de que seu rival, e ainda assim, tudo pode ficar ainda melhor na nova versão. Mesmo sem dar detalhes, o produtor garante que esse modo ganhará ainda mais funcionalidades. No quesito online, "PES 2012" terá novidades como o "Community Board", uma espécie de ponto de encontro dos jogadores para promover a rivalidade entre as comunidades.
Pode dar certo: Colocar times brasileiros e Sul-americanos é muito legal e mostra o interesse da Konami em agradar os fãs de nosso continente. Seria interessante, entretanto, que assim como acontece com Boca e River, outras equipes que ficaram de fora da competição de 2011 também sejam incluídos, como equipes que também já foram campeãs do torneio, casos de São Paulo, Palmeiras e Flamengo. Por enquanto, os únicos brasileiros confirmados no jogo são Internacional, Santos, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Grêmio.
Pode dar errado: Ninguém entendeu, e nem a Konami explicou. Mas em 2011, os times da Libertadores somente poderiam ser utilizados dentro dessa modalidade, o que frustrou a todos os jogadores que esperaram ansiosamente pela oportunidade de disputar partidas amistosas entre equipes sul-americanas e europeias. Se a Konami repetir essa inexplicável "censura" aos times sul-americanos será ainda mais decepcionante do que no ano passado, afinal, errar é humano, já persistir no erro...
Fonte: UOL Logos
Nenhum comentário:
Postar um comentário